Minha foto
Gouveia, MG, Brazil
A maior barreira para o sucesso é o medo do fracasso

sábado, 15 de agosto de 2009

LETTERS

Junto com a professora Edilza Aparecida Ribas Paulino da Escola Estadual “Aurélio Pires”, estou desenvolvendo, com os alunos dos Oitavos Anos da Escola Estadual “Augusto Aires da Mata Machado”, a atividade Letters.

Esta atividade consiste na troca de correspondências em inglês entre os alunos de uma e outra escola.

Apesar do fato de os alunos morarem na mesma cidade, e de Gouveia ser uma cidade de pequeno porte, nós professoras trabalharemos na perspectiva de acreditar que eles podem corresponder com pessoas desconhecidas e até mesmo diferentes do meio em que vivem, este fato faz com que a atividade seja algo novo para eles e assim esta tarefa se torna prazerosa e estimulante ao trabalho com a Língua Estrangeira.

Cada um dos alunos das turmas Diamante e Jaspe da Escola Estadual "Augusto Aires da Mata Machado" recebeu sua primeira cartinha e já enviou as respostas para o amigo que, apesar de saberem seus nomes, se manterá oculto até o final do ano letivo de 2009, época em que pretendemos fazer uma confraternização para que os alunos possam encontrar e conhecer os colegas com os quais trocam correspondências.



Role Play

Trilhar caminhos é preciso, mas quando há obstáculos ou dificuldades em nossa caminhada, é preciso mudar a forma de se caminhar para que possamos chegar ao nosso destino.
Em minha caminhada como professora de Língua Estrangeira, encontrei o terrível obstáculo do desinteresse de meus alunos pelo Inglês. Ah, como isso me desanimou! Mas não foi suficiente para me fazer desistir!
Encontrei no Role Play uma forma de motivar os alunos pelas aulas de Inglês. Alunos dos Oitavos Anos Diamante e Jaspe; e Nonos Anos Granada e Coral apresentam textos trabalhados em sala como forma de Role Play (teatro).

Utilizando o espaço da cantina da escola como cenário improvisado pelos próprios alunos, as apresentações se destacaram pelo envolvimento e pela perfeição tanto na decoração do cenário quanto pela encenação do texto em forma de teatro.

Ao pedir este tipo de apresentação, desafiei meus alunos a usarem a criatividade de forma a explorar habilidade de speaking, de maneira que a tarefa não ficasse presa apenas à conversação artificial do texto.
Na foto acima, alunos das turmas 8º Ano Diamante e 9º Anos Coral assistem apresentação do 9º Ano Granada



Na foto acima: apresentação dos alunos Júnior, Jany e Rafael (9º Ano Granada)

SER FELIZ É FAZER AOS OUTROS TAMBEM FELIZES!!!

PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Durante os cinco anos que atuei no Pronera pela FAFIDIA - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, pude compartilhar conhecimentos em vários níveis. Realmente, para mim, foi uma oportunidade marcante e inesquecível. No Pronera, quebrei vários preconceitos sobre os assentados e acampados de Reforma Agrária. Penso que todo educador antes de se formar, deveria ter a oportunidade de trabalhar com a Educação do Campo. Deveria de alguma forma contribuir com a formação dos menos favorecidos socialmente. Particularmente no Programa Emergencial de Formação de Docentes e Especialistas para a Educação do Campo, onde atuei como auxiliar administrativo, pude ver o quanto a formação superior é importante para estas pessoas que até então não tiveram nenhuma oportunidade de melhorar o nível de vida social e profissional das comunidades em que vivem.
Queridos alunos do PRONERA, Por questões pessoais e profissionais, hoje não estou mais trabalhando no curso. Admiro a luta e as conquistas de vocês.

Desejo-lhes boa sorte e muito sucesso!!!


Atividades dos alunos do curso de Letras/Pronera/Fevale


Atividades dos alunos do curso de Matemática /Pronera/Fevale


Atividades dos alunos do curso de História /Pronera/Fevale

Atividades dos alunos do curso de Pedagogia /Pronera/Fevale